Programa de Pequenos Projetos
Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book

Desde sua fundação, em 1973, a CESE definiu que o apoio a pequenos projetos seria uma das principais estratégias de ação da instituição para o cumprimento de sua missão. À época o Brasil vivia um dos períodos mais sombrios de sua história e a ditadura militar, instalada em 1964, havia interrompido o processo democrático, cerceado as liberdades civis e aprofundado as desigualdades já existentes.
Naquele contexto, a decisão da CESE de fortalecer as lutas populares estimulando e apoiando pequenos projetos em todo o Brasil, expressava o reconhecimento da capacidade dos grupos organizados em manejar diretamente os recursos em suas iniciativas para a defesa de direitos e para a defesa da democracia.
Decorridos quase 50 anos a CESE consolidou essa estratégia por intermédio do Programa de Pequenos Projetos, que continua apoiando projetos em todo o Brasil, mas priorizando três regiões (Nordeste, Norte e Centro Oeste).
Para saber mais como funciona o Programa de Pequenos Projetos, quais são os critérios para o envio de um pequeno projeto, prioridades de apoio, tipos de projetos e outras informações importantes, clique no botão abaixo:
A CESE também apoia, dentro do Programa de Pequenos Projetos
Ações emergenciais e de caráter humanitário:

Embora não disponha de um programa e recursos específicos para atender a situações de emergência sanitária como a atual pandemia causada pelo Covid-19, nem para catástrofes como as queimadas e enchentes ocorridas recentemente, a CESE sempre compreendeu que, atuar nesses contextos é inerente à sua missão institucional e tem relação direta com a defesa dos direitos. Por isso, ao longo de sua trajetória de quase 50 anos, tem apoiado pequenos projetos emergenciais ou desenvolvido ações diretas para enfrentamento a situações emergenciais, muitas vezes em parceria com o Fórum Ecumênico Brasil.
Mais recentemente, os segmentos sociais prioritários para apoio da CESE por intermédio do Programa de Pequenos Projetos foram duramente impactados pela atual pandemia, pelas queimadas e pelas enchentes no norte do Brasil no início de 2021. Milhares de pessoas perderam emprego ou sua principal fonte de renda pela pandemia, deixando-as mais expostos também ao risco de contágio pela necessidade de buscar alternativas para a sobrevivência. Comunidades inteiras tiveram seus territórios afetados por enchentes e queimadas, com prejuízos econômicos e socioambientais cujos efeitos deverão ser sentidos por um bom tempo.